Água da Terra pode ter vindo de asteroides, apontam cientistas

Estudo busca esclarecer origens da vida e a formação do universo

[Água da Terra pode ter vindo de asteroides, apontam cientistas]

FOTO: Reprodução

Após análises de amostras raras coletadas por uma missão espacial japonesa, cientistas passaram a apontar que a água da Terra pode ter vindo de asteroides, nas bordas externas do Sistema Solar. O estudo, que busca esclarecer as origens da vida e a formação do universo, examina o material trazido à Terra em 2020 pelo asteroide Ryugu.

Como mostra o levantamento, os 5,4 gramas de rochas e poeira foram coletados por uma sonda espacial japonesa, chamada Hayabusa-2, que parou naquele corpo celeste e lançou um “impactador” em sua superfície. Em junho, um grupo de pesquisadores disse ter encontrado material orgânico que apontava que alguns dos blocos de construção essenciais para a vida, os aminoácidos, teriam sido formados no espaço.

No relatório publicado pela revista Nature Astronomy, os especialistas afirmam que as amostras de Ryugu podem ajudar no mistério da origem dos oceanos na Terra, bilhões de anos atrás. "Asteroides voláteis do tipo C, ricos em elementos orgânicos, podem ter sido uma das principais fontes de água da Terra", diz o estudo publicado na segunda-feira (15).

"As partículas de Ryugu são, sem dúvida, alguns dos materiais menos contaminados disponíveis no sistema solar para estudos de laboratório, e a pesquisa em andamento sobre essas amostras valiosas expandirá nossa compreensão dos processos iniciais do sistema solar", completa.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!