Aiea divulga relatório sobre utilização de energia nuclear em 30 países

Documento busca apoiar planejamento eficaz e implementação de programas

[Aiea divulga relatório sobre utilização de energia nuclear em 30 países]

FOTO: Divulgação/ Governo Federal

A Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) divulgou nesta sexta-feira (21) um novo relatório sobre a utilização de energia nuclear em 30 países. O documento busca apoiar o planejamento eficaz, tomada de decisões e implementação de programas, garantindo a operação segura e econômica de usinas nucleares.

Segundo a diretora da Divisão de Energia Nuclear da Aiea, Aline des Cloizeaux, o relatório tem atendido a necessidade de visão geral de alto nível da infraestrutura de energia nuclear e desenvolvimentos de programas nos Estados-membros participantes desde 1998. Ela disse, ainda, que o conjunto consolidado de perfis dos diversos países que utilizam a fonte energética são atualizados anualmente e costumam ser muito acessados.

Os países que participaram este ano foram Argentina, Armênia, Bangladesh, Belarus, Bélgica, Bulgária, Canadá, China, República Tcheca, Egito, Finlândia, França, Alemanha, Hungria, Irã, Itália, Coreia do Sul, México, Países Baixos, Turquia, Paquistão, Romênia, Eslováquia, Eslovênia, África do Sul, Suécia, Suíça, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido e Estados Unidos.

Tendências e infraestrutura

O texto também destaca as principais tendências, incluindo o aumento do número de compromissos nacionais com o desenvolvimento de infraestrutura de energia nuclear e maior colaboração entre os países membros da Aiea.

Além disso, o relatório aborda a importância do desenvolvimento de recursos humanos, progresso em pesquisa e desenvolvimento para incorporar projetos avançados de reatores, bem como a necessidade do gerenciamento da vida útil da planta para programas de operação seguros de longo prazo.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!