Alagoana de 116 anos pode ser candidata a mulher mais velha do mundo no Guinness Book
A família de Joana do Espírito Santo buscar comprovar a idade da aposentada para que ela seja reconhecida oficialmente

Foto: Reprodução
A alagoana Joana do Espírito Santo, moradora de Rio Largo, na região metropolitana de Maceió, pode ser uma das pessoas mais velhas do mundo. De acordo com o registro do Sindicato dos Trabalhadores do Rurais e o RG, ela nasceu em 2 de fevereiro de 1909, ou seja, tem 116 anos. A idade é igual ao da atual recordista mundial, conforme dados da LongeviQuest.
Natural da cidade de Capela, no interior do estado, Joana atualmente mora com a filha, Maria de Lourdes, que é responsável pela sua rotina. Ela tem 50 netos e bisnetos.
De acordo com o Guinness Book, com base nos dados Longeviquest, o título de pessoa mais idosa do mundo é da Britânica Ethel Caterhan. Ela completou 116 anos em agosto deste ano. Dona Joana nasceu em fevereiro, o que a torna mais idosa.
No entanto, a aposentada não tem mais a certidão que comprova o ano em que ela foi registrada. Ela perdeu o documento durante e enchente que atingiu a casa dela, em Rio Largo, no ano de 2010. A família de dona Joana segue na tentativa para que ela seja reconhecida oficialmente.
Apesar da idade avançada, Joana tem saúde estável e é acompanhada semanalmente pela equipe do programa municipal Melhor em Casa, que garante visitas médicas, entrega de fraldas e medicamentos.