Alberto Fernández assume o governo na Argentina
A passagem da faixa presidencial foi feita pelo ex-presidente Mauricio Macri

Foto: Agustin Marcarian/Reuters
A Argentina tem oficialmente um novo presidente. Por volta das 12h (horário de Brasília) desta terça-feira (10), o agora ex-presidente Mauricio Macri passou a faixa presidencial para Alberto Fernández. O novo presidente assume o país para um mandato de quatro anos. Devidamente empossado, Fernández fez um discurso diante do Parlamento argentino e afirmou que vai ser o presidente do diálogo.
O novo presidente ganhou as eleições presidenciais em primeiro turno com 48% dos votos, enquanto que seu opositor, Macri, obteve 40%. Fernández tem como vice a ex-presidente e ex-senadora, Cristina Kirchner.
O novo presidente herda um país com problemas como o da dívida de 44 bilhões de dólares com o Fundo Monetário Ineternacional (FMI) e uma Inflação de quase 55% registrada este ano.
Na tarde de hoje, às 15hs, o mandatário receberá os cumprimentos dos chefes de Estado e de Governo. O vice-presidente do Brasil, Hamilton Mourão, e o embaixador do Brasil em Buenos Aires, Sérgio Danese estão representando o país na cerimônia.