Alcolumbre indica Renan Calheiros como relator da proposta de isenção do Imposto de Renda
Decisão foi anunciada em coletiva de imprensa nesta terça (7)

Foto: Reprodução/TV Senado
O presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP), indicou Renan Calheiros (MDB-AL) como relator da proposta que amplia a isenção do Imposto de Renda (IR) para quem recebe até R$ 5.000. O projeto, aprovado recentemente pela Câmara dos Deputados, agora tramita no Senado.
Alcolumbre destacou que a escolha de Calheiros se baseou “na experiência que ele tem do ponto de vista institucional, na relação com os outros poderes e por tudo que ele representa para o Senado da República e para o Brasil”.
Na última quarta-feira (1º), o plenário da Câmara aprovou, por unanimidade, a proposta encaminhada pelo governo do presidente Lula (PT). A relatoria na Casa ficou a cargo do deputado Arthur Lira (PP-AL).
Com a aprovação, o projeto foi encaminhado ao Senado nesta terça-feira (7), e deverá passar pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) antes de seguir para o Plenário.
Após o anúncio de sua nomeação, Renan Calheiros afirmou que, conforme o regimento do Senado, “o que tiver que ser emendado será emendado e o que tiver que ser suprimido será suprimido”. Ele também destacou que será feito um esforço para que a matéria não retorne à Câmara.
Calheiros ainda criticou o uso da tramitação na Câmara como instrumento de pressão contra o governo federal. Ele recordou que, em negociações anteriores, a CAE, presidida por ele, aprovou o projeto de lei que isentava do IR quem recebesse até R$ 4.990 mensais.
*Com informações da CNN