Além de Guarani, outras 23 línguas são inseridas no Google Tradutor
O CEO do Google, Sundar Pichai, afirma que os avanços em modelos neurais de inteligência artificial possibilitam que a ferramenta acesse as novas línguas.

Foto: Divulgação
Durante o Google I/O 2022, na quarta-feira (11), o Google anunciou que 24 novas línguas serão inseridas na ferramenta Tradutor. Dentre as opções, está o Guarani, que é originalmente da população indígena da América do Sul e ainda falado pela etnia tupi-guarani em países como o Brasil.
A ferramenta de tradução identificará palavras e frases em bambara (Mali), concani (Índia), Sepedi (África do Sul) e Twi (Gana).
De acordo com o CEO, Sundar Pichai, esta ação foi possível devido aos avanços em modelos neurais de inteligência artificial, assim é possível ter acesso as novas línguas.
De acordo com o Google, os 24 novos idiomas são falados por mais de 300 milhões de pessoas ao redor do mundo. A empresa cita o Mizo, falado por cerca de 800 mil pessoas no extremo nordeste da Índia e o Lingala, usado por mais de 45 milhões de pessoas na África Central.
Em relação aos indígenas das Américas, também foram contempladas as línguas Quechua e Ayamara. No dialeto inglês está o Krio, falado por habitantes da Serra Leoa.