Algoritmo do Facebook confunde pessoas negras com macacos
A empresa lamenta a situação e afirma ser "erro inaceitável" de sistema de inteligência artificial

Foto: Reprodução/Banco de Imagens
Segundo o jornal The New York Times, nesta sexta-feira (03), um algoritmo da rede social Facebook cometeu um erro gravíssimo ao recomendar "mais vídeos de primatas" após passar tabloide do Reino Unido que mostrava pessoas negras.
O vídeo do Daily Mail, intitulado "Homem branco chama policiais contra negros" mostra apenas pessoas, nenhum macaco. No entanto, o algoritmo do Facebook fez a recomendação abaixo, perguntando se desejariam "ver mais vídeos de primatas" e com as opções de aceitar ou rejeitar, de acordo com uma imagem publicada por Darcy Groves, ex-designer da rede social.
Em publicação, Groves afirma que situação "é ultrajante" e pede que ex-colegas de trabalho da empresa resolvam o assunto.
Um porta-voz do Facebook afirmou para a Agência France-Presse que a situação é "um erro inaceitável" e lamentou a situação.
"Pedimos desculpa a todos que viram essas recomendações insultuosas.", disse. Informando também que a empresa desativou a ferramenta de recomendação sobre o assunto "assim que percebemos o que estava acontecendo para investigar as causas do problema e evitar que aconteça novamente", completou.