• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Alimentação rica em plantas diminui risco de doenças do coração, diz estudo

Alimentação rica em plantas diminui risco de doenças do coração, diz estudo

O estudo analisou a dieta e a ocorrência de doenças cardíacas em 4.946 adultos

Por Da Redação
Ás

Alimentação rica em plantas diminui risco de doenças do coração, diz estudo

Foto: Reprodução

De acordo com dois estudos publicados pela Associação Americana do Coração, no dia 4 de agosto, uma dieta rica em plantas é saudável para o coração em qualquer idade. Os artigos analisaram o consumo de vegetais e descobriram que tanto adultos jovens quanto mulheres na pós-menopausa que ingeriam mais alimentos com base vegetal tinham menos ataques cardíacos e eram menos propensos a desenvolver doenças cardiovasculares.

A associação americana recomenda uma alimentação rica em frutas e vegetais, grãos inteiros, laticínios com baixo teor de gordura, aves e peixes sem pele, nozes, legumes e óleos vegetais. Já gordura saturada, gordura trans, sódio, carne vermelha, doces e bebidas açucaradas devem ter seu consumo reduzido e limitado.

Um dos artigos avaliou se o consumo a longo prazo de uma dieta centrada em plantas no início da idade adulta está associado ao menor risco de doenças cardiovasculares na meia-idade. O estudo analisou a dieta e a ocorrência de doenças cardíacas em 4.946 adultos. Os participantes tinham de 18 a 30 anos de idade no início do estudo e não tinham doenças cardiovasculares. 2.509 eram negros e 2.437 brancos, sendo 54,9% mulheres.

Os participantes passaram por oito exames em 32 anos de acompanhamento. As análises incluíram testes de laboratório, medições físicas, históricos médicos e avaliação de fatores de estilo de vida.

Quem obteve pontuação mais alta comeu uma variedade de alimentos benéficos, enquanto pessoas que tiveram pontuações mais baixas comeram mais alimentos adversos. 

Durante os 32 anos da pesquisa, 289 participantes desenvolveram doenças cardiovasculares.

Os pesquisadores acreditam que os resultados destacam possíveis oportunidades para reduzir doenças cardíacas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário