Alta de juros global pode ser novo embargo para economia do Brasil, afirmam analistas
Atualmente, as previsões de crescimento são de 0,5%

Foto: Reprodução/Agência Brasil
A elevação dos juros nas principais economias do mundo deve se transformar em mais um obstáculo para o desempenho da atividade econômica do Brasil, de acordo com analistas. Conforme a projeção, o aperto monetário pode provocar uma desaceleração global, levando a economia brasileira para um desempenho ainda mais desafiador no próximo ano.
Atualmente, as previsões de crescimento são de 0,5%. Como explicam os analistas, a atuação mais dura dos bancos centrais pode aumentar a pressão diante das contas públicas do país.
Em meio a um cenário de inflação elevada, foi verificada um extensa lista de instituições financeiras centrais que subiram os juros. Das grandes economias, apenas a China e o Japão não fazem parte desse grupo.
Na última quarta-feira (21), o Federal Reserve apresentou mais uma alta das taxas de juros em 0,75 ponto porcentual. Já quinta (22), foi a vez do Banco da Inglaterra (BoE) elevar os juros em 0,50 ponto porcentual. Há duas semanas, o aperto monetário foi registrado por parte do Banco Central Europeu.


