Amazônia Legal: IBGE troca siglas do MT e MS e omite o Acre no mapa

Erros geram preocupação em especialistas da área

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Amazônia Legal: IBGE troca siglas do MT e MS e omite o Acre no mapa

Foto: Divulgação/IBGE

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) cometeu dois erros no mapa oficial da Amazônia Legal que estão chamando a atenção: as siglas dos estados de Mato Grosso (MT) e Mato Grosso do Sul (MS) aparecem invertidas, enquanto a sigla do Acre, um dos nove estados que compõem a região, não foi incluída, apenas o nome da capital, Rio Branco.

Produzido em 2024, o mapa tem como objetivo representar graficamente a Amazônia Legal, área que abrange cerca de 59% do território brasileiro e foi criada por lei em 1953 com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico e social da região. A Amazônia Legal inclui os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão.

A ausência da sigla do Acre e a confusão entre os dois “Mato Grossos” geraram preocupação em especialistas da área, especialmente porque o mapa é uma ferramenta oficial amplamente utilizada em pesquisas, políticas públicas e em materiais educativos.

O Farol da Bahia entrou em contato com o IBGE para comentar os erros, mas não obteve respostas até o fechamento deste texto.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário