• Home/
  • Notícias/
  • Michel Telles/
  • Amazônia Live - Hoje e Sempre: união entre música e propósito faz ecoar pelo mundo uma mensagem poderosa a favor da floresta em pé!

Amazônia Live - Hoje e Sempre: união entre música e propósito faz ecoar pelo mundo uma mensagem poderosa a favor da floresta em pé!

Movimento do Rock in Rio e The Town alcançou mais 170 milhões de pessoas no Brasil e no mundo, virando os holofotes para a Amazônia e ressaltando sua importância no desafio global.

Por Michel Telles
Às

Amazônia Live - Hoje e Sempre: união entre música e propósito faz ecoar pelo mundo uma mensagem poderosa a favor da floresta em pé!

Foto: Divulgação

Em setembro, Belém foi palco do Amazônia Live – Hoje e Sempre, criado por Rock in Rio e The Town, com patrocínio principal da Vale. O movimento foi pensado como uma plataforma de comunicação que usou a música como ferramenta para disseminar o propósito: a mensagem sobre a importância de manter a floresta em pé, por meio da proteção de seus povos originários, contribuindo para o desafio global de reduzir as emissões de carbono. Lançado na edição de 40 anos do Rock in Rio, em 2024, o Amazônia Live – Hoje e Sempre promoveu o tema ao longo de um ano, alcançando mais de 170 milhões de pessoas no Brasil e no mundo, com mais de 791 milhões de impactos, por meio de mais de 3,5 mil conteúdos produzidos. O projeto ainda investiu em seis iniciativas da região metropolitana de Belém com um edital de R$ 2 milhões, criou duas séries proprietárias sobre o movimento para as redes sociais e levou a Amazônia para os palcos do The Town. Tudo isso antes de desaguar na cidade que será sede da COP30.

“Ao longo do último ano, usamos a potência de alcance e comunicação do Rock in Rio e do The Town, da música e do entretenimento para falar da importância de mantermos nossas florestas em pé. Levamos ao mundo uma imagem forte da Amazônia e a mensagem de que proteger a floresta e seus povos é urgente. Ver esse resultado nos traz a sensação de dever cumprido e, ao mesmo tempo, a motivação de sonhar mais alto: criar novos projetos que mostrem, de forma clara, que todos podemos contribuir com um mundo melhor. Os problemas existem, mas as soluções também”, acredita Roberta Medina, vice-presidente de reputação de marca da Rock World, empresa que criou e organiza o The Town e o Rock in Rio e produz o Lollapalooza Brasil.

No dia 17 de setembro, os festivais promoveram um especial de TV e fizeram ecoar as vozes femininas da Amazônia. Um palco com cenografia que homenageava a vitória-régia flutuou sobre o Rio Guamá com as divas paraenses – Dona Onete, Joelma, Gaby Amarantos e Zaynara –, numa apresentação tão emocionante que nem a chuva quis ficar de fora e chegou para abençoar. Era apenas o começo do espetáculo que teve a estrela internacional, Mariah Carey, como atração principal. A artista, convidada para levar ao mundo uma imagem potente da floresta em pé, interpretou grandes sucessos da carreira sem deixar de fora o verdadeiro propósito por trás de sua performance: “Esta noite estamos aqui para dar visibilidade à preservação da floresta tropical”, lembrou.

Após o espetáculo histórico, foi a vez do público mostrar sua força no chamado em prol da Amazônia. Milhares de pessoas estiveram no Grande Encontro Por Um Mundo Melhor no dia 20 de setembro, que levou Ivete Sangalo para o maior palco já montado no Mangueirão. Com ingressos gratuitos para os moradores do estado, o evento foi uma verdadeira celebração pela floresta em pé. Além da cantora baiana, Viviane Batidão, Lambateria Baile Show convida Lia Sophia e a Orquestra Jovem Vale Música colocaram todo mundo para dançar com muito tecnomelody, guitarrada e referências aos mestres da música do Norte do país.

Geração de emprego e edital de 2 milhões para iniciativas locais 

Desde o início do trabalho em Belém, a organização do Amazônia Live - Hoje e Sempre teve um olhar para a geração de emprego, reforço na economia e legado que deixaria para a região. Nesse sentido, foram 4 mil empregos gerados direta e indiretamente. No Grande Encontro Por Um Mundo Melhor, 90% da mão de obra foi composta por profissionais locais. Além disso, o projeto lançou um edital no valor de R$ 2 milhões, beneficiando seis iniciativas na Região Metropolitana de Belém que atuam nas áreas de bioeconomia, povos da floresta e empreendedorismo.

Para dar ainda mais visibilidade a essas iniciativas, a série ‘Potências da Floresta’ mostrou, nas redes de Rock in Rio e The Town, um pouco da história e do trabalho desenvolvido por cada uma delas. Já foram ao ar os episódios sobre o Instituto Peabiru, o Instituto Amigos da Floresta Amazônica (Asflora), a Associação de Apoio à Economia Popular da Amazônia – AmazonCred, a Associação da Comunidade Quilombola Sítio Cupuaçu/Boa Vista (ASCOMQUISC) e Associação dos Recicladores e Recicladoras de Ananindeua (ARECICLANANIN). Em breve, será disponibilizado o último conteúdo, sobre a Cooperação da Juventude Amazônida para o Desenvolvimento Sustentável.   

Outra série que movimentou as redes dos festivais foi ‘Diário de Bordo’, que dividiu com o público os preparativos para a realização do especial de TV no Rio Guamá – com episódios sobre o palco, a busca pelo local perfeito para realização do espetáculo e como o entretenimento pode ser usado como plataforma de propósito.
 

Os bastidores de todo projeto foram registrados e ainda darão origem ao documentário ‘Amazônia Live – Hoje e Sempre’. Produzido pela A-LAB Studios, em uma colaboração estratégica com o time de Marketing do festival, o conteúdo vai oferecer um mergulho profundo no propósito central do projeto: a preservação da Amazônia, a proteção de seus povos e o compromisso da Rock World com as questões climáticas globais. Além de mostrar como foram os trabalhos para a realização dos espetáculos icônicos, a produção é pensada para ser uma plataforma poderosa de comunicação, amplificando para o Brasil e o mundo o legado e o impacto positivo do movimento.

Amazônia Live – Hoje e Sempre conta com patrocínio principal da Vale, apoio da Gerdau, da Heineken e do Banco da Amazônia.

Do Rock in Rio ao Mangueirão: uma jornada pela Amazônia em pé 

Antes de chegar em Belém, o Amazônia Live – Hoje e Sempre já havia sido promovido por Rock in Rio e The Town em diversas ocasiões. O ritmo frenético do Pará sacudiu o festival paulistano. Eleito pela mídia um dos melhores da segunda edição do festival, o show de Joelma, no Palco The One, recebeu Dona Onete, Gaby Amarantos e Zaynara. Já o Factory teve Lambateria Baile Show convida Lia Sophia, assim como cantor, compositor e guitarrista, Felipe Cordeiro.

No Palco Skyline, o público pôde entrar em contato com a cultura e belezas da Amazônia, em um momento único de videomapping produzido pela equipe da Rock World. O espetáculo contou, entre outras imagens, com obras do fotógrafo paraense Rogério Assis, que representa em seu trabalho o cotidiano de comunidades – fundamentais na proteção da biodiversidade e no movimento da economia da região.

O lançamento do Amazônia Live – Hoje e Sempre aconteceu na edição de 40 anos do Rock in Rio, em 2024, e contou com uma coletiva de imprensa comandada por Roberta Medina. Para a ocasião, foram convidados jornalistas e influenciadores de Belém, com o objetivo de dar início à plataforma de comunicação que se apropriou do entretenimento para dar visibilidade a causa da floresta em pé. O festival do ano passado também contou com um videomapping em homenagem à floresta, no Palco Mundo. No Dia Brasil, a projeção convocou o público a pensar em como transformar o mundo e um lugar melhor e a participar do espetáculo com pulseiras iluminadas que pintaram a plateia de verde.

Amazônia Live – Hoje e Sempre 

Amazônia Live – Hoje e Sempre é um grande movimento do Rock in Rio e The Town, juntos Por Um Mundo Melhor, que coloca os holofotes na Amazônia. Por meio de diversas iniciativas, o projeto, com patrocínio principal da Vale, apoio da Gerdau, da Heineken e do Banco da Amazônia, e parceria de conteúdo e mídia com TV Globo, jornal O Globo e Folha de S. Paulo, reforça a necessidade de preservar a floresta em pé e proteger seus povos, contribuindo para o desafio global de reduzir as emissões de carbono – um tema cada vez mais urgente diante da crise climática. Inserido na região que receberá a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), o projeto segue a mesma linha do encontro global: unir as pessoas em torno de uma agenda única, em prol de um mundo melhor e mais sustentável.

Nesse sentido, Amazônia Live – Hoje e Sempre realizará um especial de TV com espetáculo de Mariah Carey e divas paraenses num palco flutuante no Rio Guamá, no coração da floresta, que será transmitido para todo o Brasil, e um grande show gratuito de Ivete Sangalo no Mangueirão, área urbana da capital do Pará. Além desses momentos emocionantes, o movimento colabora com a construção de legado para a floresta e para as pessoas que vivem na região por meio de apoio aos projetos nas quais elas próprias são sujeitas e agentes de transformação. Através de edital, Amazônia Live – Hoje e Sempre selecionou e iniciou uma jornada de concessão de apoio financeiro, no valor de 2 milhões de reais, e suporte técnico para seis iniciativas de organizações sem fins lucrativo que atuam com bioeconomia, povos da floresta e empreendedorismo na região metropolitana de Belém.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário