América Latina concentra 60% dos casos de varíola dos macacos, diz OMS
Região está indo na contramão do resto do mundo, em que há 20% de queda nos casos da doença

Foto: Cristina Mussini/Onu News
O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, chamou a atenção, nesta quinta-feira (25), para a crescente do número de casos de varíola dos macacos ou monkeypox na América Latina, que representam 60% dos casos globais da doença.
De acordo com a OMS, o aumento de casos na América Latina é explicado devido ao problemas básicos de saúde pública observados na região, a conscientização sobre as maneiras de transmissão da doença e a falta de acesso a vacinas.
Varíola dos macacos no resto do mundo
Enquanto os dados relacionados à varíola dos macacos na América Latina acendem alerta, o mesmo não pode ser observado no restante do mundo, que experimenta uma queda de 20% no número de diagnósticos positivos da doença.
Na Europa, onde o atual surto começou, os diagnósticos diários estão em queda, o que, para Tedros, demonstra a eficácia da informação e da vacinação como medidas de prevenção nos países europeus.
Brasil
Na última quarta-feira (24), o Brasil ultrapassou os quatro mil casos de varíola dos macacos, de acordo com o Ministério da Saúde. No total, são 4.144 diagnósticos positivos e 4.653 suspeitos. São Paulo concentra a maior parte dos casos, com 2.640. O Ministério da Saúde pediu à Anvisa a liberação da vacina contra a doença. O plano é que o imunizante chegue primeiro para os profissionais da área de saúde e para quem já foi exposto ao vírus.