/

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

Anatel pede que operadoras proíbam chamadas para o próprio celular

Notícias
Brasil

Anatel pede que operadoras proíbam chamadas para o próprio celular

Esta foi a primeira ação adotada pela Anatel após receber relatório da Operação Spoofing sobre o sistema utilizado por hackers

Anatel pede que operadoras proíbam chamadas para o próprio celular
Foto: Agência Brasil

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) resolveu intimar as operadoras de telefonia para que estas corrigissem a falha na rede de comunicação da qual permite a invasão de hackers. Devido à ação da agência, a partir desta segunda-feira (29), não é mais possível realizar ligações para o próprio aparelho telefônico.

A Anatel surgiu com a ideia após a recente invasão do celular do Ministro da Justiça e Segurança, Sérgio Moro, além de outras autoridades

Segundo a agência, era dessa maneira, através das ligações para próprio celular, que os hackers conseguiram invadir a caixa postal de autoridades nacionais.

Eles obtiveram o código de ativação, pelo aplicativo Telegram, do qual captava os códigos através de mensagem de áudio. 

Antes desta segunda, essa atividade não era considerada uma "brecha" no sistema, mas sim um padrão de rede, já que também é utilizado em outros países.

Esta foi a primeira ação adotada pela Anatel após receber, semana passada, um documento da PF, informando as estratégias e ações que o grupo de hackers estavam utilizando na invasão virtual. 

Medidas de proteção

Como os hackers utilizaram aplicativos privados para terem acesso aos dados das autoridades, a Anatel não tem o poder de exigir medidas de proteção para aplicativos de mensagem, tais como o Whatsapp. 

Contudo, a agência pode tomar medidas em relação às operadoras de telecomunicação, como o bloqueio de ligações para o próprio número de celular.

Além disso, a Anatel está coordenando uma campanha que também incentiva os usuários das operadoras, a adotarem senha para se ter acesso a caixa postal do aparelho. 

Ademais, novas medidas poderão ser adotadas, já que os técnicos da Anatel e da Polícia Federal estão organizando reuniões para debater sobre o assunto.

Até agora, foram detidos quatro pessoas suspeitos de hackearem aparelhos telefônicos na Operação Spoofing.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102