Anatel recebe sugestões do Idec para proibir mensagens de telemarketing indesejadas
Dentre elas, passaria a ser obrigatório o consenso do consumidor para receber as ofertas das empresas por telefone

Foto: Agência Brasil
O Instituto de Defesa do Consumidor (Idec) apresentou nesta quinta-feira (27), ao Comitê de Defesa dos Usuários de Serviços de Telecomunicações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), um conjunto de recomendações visando coibir ligações indesejadas de telemarketing. Foi sugerido inúmeras mudanças no sistema de telemarketing, dentre elas, a obrigatoriedade do consenso do consumidor para receber as ofertas das empresas por telefone
Se o consumidor negar receber as chamadas, as empresas não poderão apresentar ao consumidor seus produtos e serviços por meio de ligações telefônicas. Nos casos em que o cliente autorizar receber as ligações de telemarketing, estas serão efetuadas em horário restrito, das 9h às 18h, de segunda a sexta-feira, exceto nos feriados.
Outro ponto ressaltado pelo Idec, no caso em que o telemarketing foi autorizado, é o de não se poder fazer mais do que duas tentativas de ligações por dia, mesmo que as chamadas não tenham sido atendidas ou tenham sido recusadas. Além disso, se o contato for efetivado, tanto por telefone como por mensagem eletrônica, a nova tentativa só poderá ser feita depois de seis meses.
De acordo com a proposta apresentada à Anatel, a cada ligação feita, automatizada ou não, o consumidor deve ter possibilidade de cancelar a autorização concedida. Por fim, a autorização poderá ser revogada a qualquer momento, por meio do serviço de atendimento ao consumidor, da ouvidoria, ou por envio de mensagem eletrônica.
Dentre as outras sugestões estão, vedar ligações automatizadas simultâneas para vários consumidores, ligações de números não identificados, e o uso de números alternativos em caso de bloqueio pelo usuário do número identificado na primeira chamada. Também será proibido telemarketing dirigido a idosos e beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
De acordo com a Anatel, antes de as novas regras serem aprovadas, serão submetidas a consulta pública em que todos os cidadãos brasileiros, empresas e entidades da sociedade civil terão oportunidade de encaminhar sugestões.