Ancine retira verba para a participação de filmes brasileiros em 11 festivais internacionais
Dentre os filmes que sofreram cortes, estão: Greta e Negrum3

Foto: Divulgação I "Greta", filme protagonizado por Marco Nanini, sofreu corte para a participação do Queer Lisboa.
Em publicação feita nesta segunda-feira (16) pelo Diário Oficial da União, a Agência Nacional do Cinema (Ancine) retirou o financiamento que havia liberado anteriormente para a participação de produções brasileiras em 11 festivais internacionais de cinema.
Dentre os filmes que sofreram cortes, estão: Greta e Negrum3. Ambos foram defendidos pelas redes sociais e pelo site do festival português Queer Lisboa. Em comunicado, o festival afirmou repudiar a atitude da Ancine.
Em agosto, a Ancine havia liberado R$ 4,6 mil para cada filme divulgar o trabalho no festival português. O corte foi efetuado na última terça-feira (10), mas só foi anunciado oficialmente hoje.
Além dos filmes citados, o longa-metragem de Roberto Veiga intitulado de "Volta Seca", que participa do festival na Inglaterra, Encounters Film Festival, na próxima semana, também sofreu cortes.
Em comunicado, a Ancine afirmou que todos os apoios financeiros no Programa de Apoio a Festivais Internacionais estão sendo reanalisados, por causa do Governo Federal. A Agência ainda reitera afirmando que os filmes estejam participando do projeto, isso não garante a distribuição de recurso.
"A divulgação de projetos contemplados no Programa não representa garantia de que eles receberão os recursos, uma vez que o próprio termo de compromisso firmando o apoio condiciona o aporte à disponibilidade orçamentária", Ancine afirma em comunicado.
Ainda de acordo com a nota, a Ancine afirma que o corte é temporário. "O critério foi exclusivamente temporal: foram mantidos os apoios a projetos em festivais já realizados ou em curso" disseram.