• Home/
  • Notícias/
  • Cultura/
  • Ancine retira verba para a participação de filmes brasileiros em 11 festivais internacionais

Ancine retira verba para a participação de filmes brasileiros em 11 festivais internacionais

Dentre os filmes que sofreram cortes, estão: Greta e Negrum3

Por Da Redação
Ás

Ancine retira verba para a participação de filmes brasileiros em 11 festivais internacionais

Foto: Divulgação I "Greta", filme protagonizado por Marco Nanini, sofreu corte para a participação do Queer Lisboa.

Em publicação feita nesta segunda-feira (16) pelo Diário Oficial da União, a Agência Nacional do Cinema (Ancine) retirou o financiamento que havia liberado anteriormente para a participação de produções brasileiras em 11 festivais internacionais de cinema.

Dentre os filmes que sofreram cortes, estão: Greta e Negrum3. Ambos foram defendidos pelas redes sociais e pelo site do festival português Queer Lisboa. Em comunicado, o festival afirmou repudiar a atitude da Ancine.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

É com profundo repúdio e pesar que recebemos a notícia, através de meios de comunicação no Brasil, de que a ANCINE - Agência Nacional do Cinema rescindiu inesperadamente o apoio já confirmado este ano ao Queer Lisboa, depois de anos de parceria. Em causa está o apoio a dois dos filmes brasileiros presentes na competição do festival, @gretafilme, de @armandopraca , e @negrum3, de @paulinodiego. Até ao momento, este Festival não recebeu qualquer contacto oficial por parte da Ancine, a explicar a situação. Face às notícias que nos chegam, que fique claro que "negritude" e “homossexualidade" SÃO este Festival e ocuparão sempre as nossas telas! /////// Queer Lisboa condemns and regrets the recent news arriving from Brazilian media that ANCINE - Agência Nacional do Cinema unexpectedly suspended the already confirmed support for this year's edition of Queer Lisboa, after many years of partnership. At stake is the support of two of the Brazilian films in competition, @gretafilme by @armandopraca, and @negrum3, by @paulinodiego. So far, this Festival has not received any official contact from Ancine, explaining the situation. Confronted with these news, let it be clear that "blackness" and "homosexuality" ARE this Festival and will always have a place in our screens!

Uma publicação compartilhada por Queer Lisboa IFF (@queerlisboa) em

 

Em agosto, a Ancine havia liberado R$ 4,6 mil para cada filme divulgar o trabalho no festival português. O corte foi efetuado na última terça-feira (10), mas só foi anunciado oficialmente hoje. 

Além dos filmes citados, o longa-metragem de Roberto Veiga intitulado de "Volta Seca", que participa do festival na Inglaterra, Encounters Film Festival, na próxima semana, também sofreu cortes.

Em comunicado, a Ancine afirmou que todos os apoios financeiros no Programa de Apoio a Festivais Internacionais estão sendo reanalisados, por causa do Governo Federal. A Agência ainda reitera afirmando que os filmes estejam participando do projeto, isso não garante a distribuição de recurso.

"A divulgação de projetos contemplados no Programa não representa garantia de que eles receberão os recursos, uma vez que o próprio termo de compromisso firmando o apoio condiciona o aporte à disponibilidade orçamentária", Ancine afirma em comunicado.

Ainda de acordo com a nota, a Ancine afirma que o corte é temporário. "O critério foi exclusivamente temporal: foram mantidos os apoios a projetos em festivais já realizados ou em curso" disseram.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário