Aneel mantém bandeira vermelha patamar 2 em setembro; veja dicas para economizar
Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica, baixo nível de chuvas exige acionamento de termelétricas, que têm custo de geração elevado

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu manter a bandeira vermelha na conta de luz, que seguirá mais cara.
A decisão foi comunicada na última sexta-feira (28). Segundo a Aneel, a bandeira será mantida devido as atuais condições dos reservatórios das usinas, que estão abaixo da média.
"Em consequência, há necessidade de maior acionamento de usinas termelétricas, com elevados custos de geração, o que justifica a manutenção da bandeira vermelha patamar 2 para setembro", declarou.
A bandeira vermelha patamar II significa um adicional de R$ 7,87 para cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. A Aneel projeta que a conta de luz deve ter um reajuste médio de 6,3% em 2025, o que indica que as tarifas de energia elétrica devem subir mais do que a inflação neste ano.
O aumento da estimativa é influenciado, principalmente, pelo orçamento da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) de 2025, fixado em R$ 49,2 bilhões. O valor é 8,6 bilhões acima do previsto anteriormente.
Veja algumas dicas para reduzir o consumo de energia:
Chuveiro elétrico
O chuveiro elétrico é o equipamento que mais consome energia e, consequentemente, também é o que mais pesa na conta de luz do consumidor. Por isso, um uso inteligente durante os banhos pode ser a chave para uma redução significativa dos gastos com energia.
Geladeira
Esse é o segundo equipamento que mais consome energia dentro de casa, por conta de seu tempo de uso e o "abre e fecha". A entrada de ar quente na geladeira faz com o que o equipamento precise trabalhar mais para refrigerar os alimentos, consumindo mais.
A recomendação é que alimentos quentes não sejam armazenados no eletrodoméstico. Isso faz com que o motor tenha que funcionar por mais tempo, o que aumenta o consumo de energia.
Utilizar a parte de trás da geladeira como forma de secar roupa também é contraindicado porque eleva o consumo.
Optar pelo uso do ventilador
Entre usar o ar-condicionado e o ventilador, a segunda opção sempre será a mais econômica. No entanto, é importante ter atenção ao tempo de uso do equipamento. A recomendação é desligar quando as temperaturas estiveram agradáveis.
Lâmpadas de LED
Uma simples mudança de lâmpada também pode fazer diferença na energia elétrica. Trocar lâmpadas incandescentes pelas de LED reduz os custos da casa com energia porque a lâmpada de LED é mais eficiente que a incandescente.