Angelo Coronel sugere projeto de lei que incentiva produção de cacau no Brasil

Proposta do senador Baiano valoriza órgão que ajudou na recuperação da lavoura cacaueira da Bahia

[Angelo Coronel sugere projeto de lei que incentiva produção de cacau no Brasil]

FOTO: Divulgação

Tramita na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal um projeto de lei que busca  impulsionar a produção de cacau no país. A autoria é do parlamentar baiano Angelo Coronel (PSD).

O PL 4.107/2019 altera a Lei nº 13.710, de 2018, que institui a Política Nacional de Incentivo à Produção de Cacau de Qualidade para valorizar a Comissão Executiva da Lavoura Cacaueira (Ceplac), órgão federal, ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que apoia a cacauicultura desde 1957.

Segundo Coronel, essas alterações têm como objetivo aperfeiçoar a legislação para consolidar a recuperação do setor cacaueiro. “O Brasil já foi o segundo maior produtor mundial de cacau. Contudo, após a entrada e disseminação da vassoura de bruxa do cacaueiro [doença que prejudicou a produção nacional] e condições naturais desfavoráveis (secas, temperaturas baixas, etc.) a produção de cacau do país despencou de cerca de 400 mil toneladas no começo da década de 1980 para cerca de 90 mil toneladas no começo do século”, explica.

Atualmente o Brasil está em sétimo lugar no ranking global de produção de cacau. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Bahia é o estado líder na produção nacional, com mais de 200 mil toneladas produzidas entre 2017 e 2018, seguida do Pará. 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!