ANPR convoca paralisação em resposta a indicação de Augusto Aras para PRG

Associação Nacional dos Procuradores da República alegam ação como um desrespeito a tradição constitucional de quase duas décadas

Por Da Redação
Às

ANPR convoca paralisação em resposta a indicação de Augusto Aras para PRG

Foto: Roberto Jayme/Ascom/TSE

A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) convocou nesta quinta-feira (5) para que todos os membros do Ministério Público de todos os estados do país, participem da paralisação que acontecerá na próxima segunda-feira (9), para confrontar a indicação de Antonio Augusto Brandão de Aras para ocupar o cargo de procurador-geral da República (PGR).

Conforme o ANPR alega em nota, a ação interrompe uma tradição constitucional de quase 20 anos, de respeito à lista tríplice, seguido pelos outros 29 Ministérios Públicos do país. O Ministério Público Federal (MPF) considerou a conduta como um "retrocesso institucional e democrático".

O presidente Jair Bolsonaro indicou nesta quinta-feira, o subprocurador-geral da República,  Augusto Aras, para substituir a atual procuradora-geral da República, Raquel Dodge. Presidente afirma ter feito a melhor escolha para o cargo.

A ANPR ainda alega que o indicado "não foi submetido a debates públicos, não apresentou propostas à vista da sociedade e da própria carreira". Em nota, o órgão ainda relembra sobre a fala de Bolsonaro em considerar o cargo de PGR como uma 'dama' no tabuleiro de xadrez.

 

"A escolha anunciada no dia de hoje menospreza, também, o princípio da transparência, na medida em que os candidatos da lista tríplice viajaram o país debatendo, publicamente, com a carreira, a imprensa e a sociedade, os seus projetos, as suas ideias, o que pensam sobre as principais dificuldades e desafios da nossa vida institucional", afirmou a Associação em nota.  

 

A Associação ainda informa que na próxima semana irá se reunir com os delegados de todo o país para discutir sobre a convocação do Colégio de Procuradores da República.

A ANPR também publicou a nota em suas redes sociais:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário