/

Home

/

Notícias

/

Brasil

/

ANS lança ferramenta que mostra reajuste nos planos de saúde, mas especialista aponta falha

Notícias
Brasil

ANS lança ferramenta que mostra reajuste nos planos de saúde, mas especialista aponta falha

Sistema calcula apenas os índices do reajuste financeiro

Por Da Redação
ANS lança ferramenta que mostra reajuste nos planos de saúde, mas especialista aponta falha
Foto: Agência Brasil

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou nesta semana um novo serviço no site oficial para o usuário de convênio médico conferir a evolução dos reajustes de planos de saúde coletivos e empresariais. A discussão sobre os reajustes dos convênios coletivos e individuais foi fomentada após a ANS decidir, no início de julho deste ano, que as mensalidades dos planos individuais sofrerão queda em 2021 de 8,19% a partir de agosto.

Apesar de a iniciativa ser bastante positiva e tentar atender uma reivindicação dos usuários,  estima-se que o sistema apresenta falhas. O Painel de Reajustes de Planos Coletivos usa como métrica de cálculo apenas os índices usados para calcular o reajuste financeiro, excluindo a informação sobre o reajuste aplicado por sinistralidade (frequência de uso do plano de saúde). 

Rafael Robba, especialista em direito à saúde do escritório Vilhena Silva Advogados, explicou ao portal R7 que o cálculo que as operadoras fazem para chegar ao índice que é aplicado anualmente nas mensalidades é composto por dois fatores: o reajuste financeiro, também conhecido pelo mercado como inflação da saúde, e a sinistralidade, que é a relação entre o uso do plano de saúde pelos beneficiários e a despesa da operadora com aquele pool de clientes. Segundo ele, a sinistralidade é o principal fator de elevação no reajuste das mensalidades e justamente esse percentual foi excluído da métrica da ANS.

Ele afirma ainda que a decisão de não informar o percentual de sinistralidade aplicado pelas operadoras evidencia problemas como falta de transparência, de fiscalização e de controle por parte da ANS. Contudo, a agência afirma que a plataforma divulga todos os “percentuais de reajuste de planos coletivos informados pelas operadoras”. Ao divulgar a criação do painel, a ANS o classificou como dinâmico e interativo por permitir a realização de pesquisas em vários formatos com base nas informações e filtros disponíveis.

Nota a ANS:

"O Painel de Reajuste de Planos Coletivos, publicado no portal da ANS, divulga os percentuais de reajuste de planos coletivos informados pelas operadoras - isto significa qualquer variação positiva, negativa ou igual a zero aplicada sobre o valor cobrado pelo plano. Não estamos informando um ou outro fator utilizado no cálculo desse percentual. Os fatores utilizados pelas operadoras no cálculo do reajuste podem variar e são estipulados em cláusula contratual. Pode ser um índice já existente, como o IGPM, pode ser o índice definido pela ANS para os planos individuais ou familiares, pode ser um índice calculado com base em um conjunto de fatores. O painel não trata da formação desses índices, mas dos percentuais de reajuste de fato aplicados aos contratos coletivos e informados à Agência."


 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário
Eu li e aceito osPolítica de Privacidade.
© 2018 NVGO
redacao@fbcomunicacao.com.br
(71) 3042-8626/9908-5073
Rua Doutor José Peroba, 251, Civil Empresarial, 11º andar, Sala 1.102