ANS suspende temporariamente venda de 18 planos de saúde após reclamações
Medida visa proteger consumidores após análise de cobertura assistencial

Foto: Reprodução
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou, nesta quinta-feira (21), a lista de 18 planos de saúde de três operadoras cuja venda será temporariamente suspensa devido a reclamações relacionadas à cobertura assistencial. Essa ação integra o Monitoramento da Garantia de Atendimento, que regularmente avalia o desempenho do setor visando a proteção dos consumidores.
A proibição da venda terá início no dia 29 deste mês, abrangendo 183.690 beneficiários. Esses planos só poderão ser comercializados novamente para novos clientes se as operadoras demonstrarem melhora nos resultados durante o monitoramento.
Além das suspensões, a ANS também anunciou a lista de 27 planos de nove operadoras que terão a venda liberada pelo Monitoramento da Garantia de Atendimento.
Para o diretor de Normas e Habilitação dos Produtos da ANS,Alexandre Fioranelli, a suspensão tem como principal objetivo a proteção do consumidor. Durante o próximo trimestre, os planos precisarão apresentar melhorias no serviço prestado aos beneficiários e reduzir os índices de reclamações para retomarem a comercialização.
Resultados do Monitoramento da Garantia de Atendimento (3º trimestre):
18 planos com comercialização suspensa
27 planos com a comercialização liberada
183.690 beneficiários protegidos
61.369 reclamações no período de 01/07/2023 a 30/09/2023


