Antirretroviral Dolutegravir de 50 mg começa a ser distribuído pela Fiocruz
O medicamento é considerado um dos mais modernos fármacos utilizados no tratamento do HIV

Foto: Farmanguinhos/Fiocruz
A Agência Fiocruz de Notícias informou que o Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos/Fiocruz) iniciou a distribuição do Dolutegravir 50 mg. O medicamento é considerado um dos mais modernos antirretrovirais utilizados atualmente no tratamento de HIV no mundo.
De acordo com a agência, desde de que o medicamento foi incorporado ao Sistema Único de Saúde (SUS), em 2016, já foi distribuído a mais de 300 mil pacientes e beneficiou aqueles que ainda não iniciaram o tratamento com outros antirretrovirais ou apresentaram resistência às formulações anteriores.
O antirretroviral é fruto da Aliança Estratégica com a GSK e ViiV Healthcare, firmada em julho de 2020. Em fevereiro, foi realizada a entrega da primeira remessa à instituição, um total de 16,5 milhões de comprimidos. Ao longo do ano, serão encaminhadas mais de 64,5 milhões de unidades farmacêuticas desse importante medicamento ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Além da absorção do Dolutegravir 50mg, o projeto prevê ainda a colaboração para fabricação local de uma combinação deste antirretroviral com a Lamivudina 300 mg em dose única diária. A tecnologia será transferida para Farmanguinhos em fases. A parceria também vai gerar economia aos cofres públicos com redução dos custos de aquisição do medicamento, o que diminui a dependência do Programa de HIV/Aids por insumos importados, em médio e longo prazos.
De acordo com o diretor Jorge Mendonça, outro objetivo é trazer para o Brasil mais conhecimento na fabricação desses produtos estratégicos para o SUS, o que fortalece o Complexo Econômico e Industrial da Saúde (Ceis).