Anvisa aprova a venda de produtos à base de cannabis em farmácias

Os medicamentos produzidos à base da planta devem ter percentual abaixo de 0,2% de THC

[Anvisa aprova a venda de produtos à base de cannabis em farmácias]

FOTO: Reprodução

Por unanimidade, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu nesta terça-feira (3), regulamentar o registro de medicamentos à base de cannabis. Tal norma entrará em vigor 90 dias após a publicação e deverá ser revista três anos após a publicação no Diário Oficial.

O tema começou a ser discutido em 2014 na Agência, mas só chegou ao plenário da Diretoria Colegiada neste ano. O debate foi concluído após interrupção temporária depois que dois conselheiros, Fernando Mendes e Antonio Barra, pediram vista.

Relator das propostas, o diretor presidente da Anvisa, William Dib, já havia votado a favor da regulamentação desses temas. Já o diretor Fernando Mendes propôs um texto substitutivo para a medida de regulamentação dos medicamentos.

Segundo Mendes, os medicamentos à base de cannabis atendem aos critérios exigidos para os demais, e não tenham um processo de autorização facilitado, no que diz respeito a evidências científicas e estudos clínicos, apenas para atender ao clamor da sociedade pela regulamentação do tema.

Pela proposta, as empresas devem continuar a realização de pesquisas científicas para comprovar a eficácia e segurança dos produtos à base da planta.

THC abaixo de 0,2%

Conforme a proposta aprovada, os medicamentos produzidos à base da planta devem ter percentual abaixo de 0,2% de THC. Além disso, eles só poderão ser comprados com receita médica.

Já no caso de produtos com percentual de THC acima de 0,2%, a prescrição é autorizada somente a pacientes terminais "que tenham esgotado as alternativas terapêuticas".

As empresas produtoras devem apresentar um plano de gerenciamento de risco e estudos clínicos sobre o produto com apresentação de resultados positivos. A norma impede a produção de cosméticos, alimentos e cigarros do rol de produtos permitidos.

Os produtos só poderão ser comercializados em farmácias, com exceção das de manipulação, e deverão ser vendidos por um farmacêutico.

Plantio

Todavia, a questão mais polêmica da discussão, o plantio da droga por empresas, segue para a votação.

De acordo com a proposta inicial, as empresas terão antecedentes criminais checados e deverão oferecer uma estrutura robusta de segurança. Em locais de armazenamento e cultivo da planta é necessário uso de biometria, portas de segurança com acesso eletrônico, intertravamento de portas. Essas edificações devem ser de alvenaria.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!