Anvisa aprova novo uso de remédio para formas graves da covid-19
A resolução foi publicada nesta sexta-feira (16) no Diário Oficial da União

Foto: Reprodução/Agência Brasil
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou uma nova opção de medicamento para o tratamento de formas graves do novo coronavírus, conforme a resolução publicada nesta sexta-feira (16) no Diário Oficial da União.
A medida é referente à dexametasona na forma injetável, corticoide comercializado no Brasil com o nome de Decadron. A solicitação foi enviada à agência pela farmacêutica brasileira Aché, responsável pelo remédio no país.
De acordo com a decisão, o aval é indicado apenas para os pacientes com formas graves ou críticas da infecção pela covid-19. O medicamento deve ser usado apenas mediante orientação médica.
A Anvisa alerta ainda que a dexametasona para quadros graves, assim como outros remédios que receberam a permissão para a Covid-19, não substituem as vacinas, que atuam para prevenir o agravamento da doença em primeiro lugar.
A resolução da agência favorável à nova indicação do Decadron acompanha as recomendações da Organização Mundial Saúde (OMS) sobre os remédios que podem ser utilizados para a doença, atualizadas em setembro. Além disso, segue as manifestações semelhantes de outras autoridades reguladoras, como a Agência Europeia de Medicamentos (EMA).