Anvisa aprova vacina em dose única contra a dengue
Imunizante deve integrar Programa Nacional de Imunizações no começo de 2026

Foto: Divulgação/Instituto Butantan
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan, a primeira do mundo em dose única. A Butantan-DV será utilizada na população brasileira de 12 a 59 anos. As informações são da jornalista Bruna Barboza, da CBN.
O imunizante deverá ser incluído no calendário vacinal do Programa Nacional de Imunizações (PNI) no começo de 2026, segundo relatado pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Padilha ainda revelou que convocou para a próxima segunda-feira (1º) uma reunião do Comité Técnico de Especialistas, que definirá a estratégia de vacinação.
O Butantan já havia iniciado à produção de vacina antes mesmo da aprovação da Anvisa. O órgão já tem mais de um milhão de doses prontas para serem disponibilizadas ao PNI. O Instituto também fechou uma parceria internacional com a empresa chinesa WuXi para aumentar a produção.
O acordo permitirá ampliar a capacidade de fornecimento para entregar aproximadamente 30 milhões de doses no segundo semestre de 2026.
O imunizante, composto pelos quatro sorotipos do vírus da dengue, é seguro e eficaz tanto em pessoas com infecção prévia como naquelas que nunca tiveram contato com o patógeno.


