Anvisa estabelece prazo de até 10 dias para decidir sobre uso emergencial de vacinas

Dados que possuam ensaios clínicos em andamento no Brasil serão avaliados

Por Da Redação
Ás

Anvisa estabelece prazo de até 10 dias para decidir sobre uso emergencial de vacinas

Foto: Agência Câmara de Notícias

A Anvisa comunicou nesta segunda-feira (14), que em até 10 dias vai analisar o pedido de autorização de uso emergencial das vacinas contra o coronavírus, que tenham apresentado dados ao órgão, e possuam ensaios clínicos em andamento no Brasil. 

Em nota, o órgão informou que "a autorização concedida pelo FDA leva em consideração dados e compromissos assumidos diretamente com essa agência para vacinação de grupos específicos da população norte-americana, tendo em vista que são vacinas que ainda estão em estudo. " 

O mesmo método foi utilizado pela Medicines and Healthcare Products Regulatory Agency do Reino Unido ao conceder autorização de uso emergencial da vacina BNT162b2 da Pfizer e BioNTech, bem como pela autoridade reguladora canadense, a Health Canada. 

Entre as medidas para autorizar a vacinação emergencial, a Anvisa informou que precisa avaliar se o imunizante que será disponibilizado para a população brasileira é exatamente o mesmo que foi avaliado nos estudos clínicos conduzidos e se demonstraram eficácia e segurança. 

O Brasil é o líder internacional no processo de avaliação da CoronaVac. A vacina já tem Autorização de Uso Emergencial na China desde junho deste ano. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário