Anvisa manda recolher lotes de panetone após identificar contaminação por fungos
Agência também suspendeu uso de cogumelos em alimentos sem avaliação de segurança.

Foto: Reprodução/Redes Sociais
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta terça-feira (6) a proibição da comercialização e recolhimento de quatro lotes de panetones da marca D'Viez. A suspenção ocorre por ter sido constatada contaminação por fungos nos produtos.
Além dos panetones, foram suspensos produtos alimentícios que contem cogumelos sem autorização para uso e alimentos no Brasil. Decisão foi publicada no Diário oficial da União.
O recolhimento dos panetones foi comunicado pela própria fabricante após ter identificado a contaminação por fungos. De acordo com a Anvisa, os lotes têm validade até 27 de fevereiro de 2026.
Os produtos suspendidos foram: Mini Panetone com Gotas de Chocolate Trufado Tradicional – lote 251027; Panetone Nossa Língua Trufado com Bombons “Formato de Língua de Gato” – lote 251027; Panetone com Gotas de Chocolate Trufado Tradicional – lote 251027; Panetone com Frutas Trufado Tradicional – lote 251027.
Os produtos com cogumelos suspensos foram da empresa Coguvita II Alimentos Ltda. Segundo a agência, era feito o uso dos cogumelos Lion’s Mane e Cordyceps.
A proibição vale para todos os lotes dos seguintes produtos:pasta de cacau e avelã com cogumelos e pasta de amendoim com cogumelos – marca Smush Smushnuts; barra de Frutas, amendoim, clara de ovo e cogumelos – marca Smushn Go; granola Smush Smushnola granola coco; mix de castanhas, sementes e cogumelos – Smush Smushnola Granola Keto; cápsula de café Smush Mushroom Espresso; cápsula de café Smush Energy Mushroom Espresso.


