Anvisa não recomenda uso da ivermectina para tratamento da Covid-19
Órgão destacou que não há comprovação científica

Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu um posicionamento a respeito do uso da ivermectina como forma de tratamento da Covid-19. O órgão afirmou que tal medicamento não é recomendado porque não há comprovação científica a respeito.
"Ressaltamos que a automedicação pode representar um grave risco à sua saúde. O uso de medicamentos sem orientação médica e sem provas de que realmente estão indicados para determinada doença traz uma série de riscos à saúde", disse a entidade, em comunicado nessa quinta-feira (9). Ainda segundo a agência, "não existem estudos conclusivos que comprovam o uso desse medicamento para o tratamento da Covid-19".
A ivermectina é um agente antiparasitário aprovado em 1999, e nos últimos anos, demonstrou ter atividade antiviral in vitro contra uma ampla gama de vírus. Há 26 estudos clínicos propostos para avaliar a eficácia desse produto, tanto com propostas de atuação na prevenção quanto no tratamento da Covid-19.
“Mas não existem, ainda, resultados conclusivos sobre a eficácia da ivermectina no combate à Covid-19. Também não existem dados que indiquem qual seria a dose, posologia ou duração de uso adequada para impedir a contaminação ou reduzir a chance de gravidade da doença", acrescentou a Anvisa.