Anvisa permite que empresas fabriquem produtos de higienização sem autorização prévia

Empresas também poderão comercializar álcool 70%

[Anvisa permite que empresas fabriquem produtos de higienização sem autorização prévia]

FOTO: Reprodução/ G1

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) permitiu que empresas fabriquem produtos como álcool em gel, desinfetantes, sem a autorização prévia da agência. A medida terá prazo de seis meses e foi adotada como uma estratégia no combate da transmissão do novo coronavírus (Covid-19). 

A resolução é destina para empresas que seja regularizadas junto ao órgão ou nas esferas sanitárias estaduais e municipais, e que fabriquem medicamentos.  As fabricantes de medicamento poderão produzir sem autorização prévia álcool etílico 70% , álcool etílico glicerinado 80%, álcool gel, álcool isopropílico glicerinado 75% e digliconato de clorexidina 0,5%. Já as empresas de cosméticos e saneantes  estão restritas à confecção de álcool 70%.

A medida também permite que as empresas comercializem o álcool 70% em embalagens de um litro. 

A Anvisa publicou, na quinta-feira (19), uma decisão que simplifica a aquisição de equipamentos de saúde para o combate ao novo coronavírus. A partir de agora, Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e ferramentas eletromédicas, como o ventilador pulmonar, poderão entrar no país de maneira mais ágil caso já tenham sido aprovados em países com legislações parecidas com a do Brasil.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!