Anvisa deve autorizar oito novos registros de canetas emagrecedoras até o fim do ano
Segundo a agência, novos registros barram contrabando e ampliam acessos

Foto: Reprodução/ Agência Brasil
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deve autorizar mais oito registros de medicamentos análogos a canetas emagrecedoras (GLP-1) até o final de 2026. A informação foi confirmada pela presidente da Anvisa, Leandro Safatle, nesta terça-feira (4).
Neste ano, seis novos registros de canetas emagrecedoras foram aprovados no Brasil. No mês de maio, a agência aprovou o registro do medicamento Ozivy fabricado pela EMS. Na semana passada, mais de cinco outros medicamentos à base de semaglutida, substância presente nas canetas e também no tratamento do diabetes tipo 2 e obesidade.
Segundo Safatle, a quantidade de registros autorizados pela agência tem a ver com o compromisso de acabar com as filas de registros em todas as áreas até dezembro deste ano.
Veja a lista de canetas com registros aprovados:
● Ozivy, da EMS
● Zempneo, da Brainfarma
● Semavy, da Cosmed
● Orsema, da Ranbaxy
● Seemasun, da Sun Farmacêutica
● Owozy, da Ávita Care
Para a Anvisa, o aumento do número de registros desse medicamento amplia a competição e faz o preço do produto diminuir no mercado. Além disso, vai frear a compra de produtos irregulares, tendo em vista que o preço elevado é uma das principais dificuldades que faz as pessoas optarem por produtos contrabandeados ou não aprovados pela agência.
O preço alto das canetas também foi um motivo para que a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) negasse a adoção das canetas emagrecedoras do SUS. O Ministério da Saúde julgou que os medicamentos impactariam o orçamento com cifras acima dos R$ 8 bilhões.
Safatle também afirmou que a Anvisa continua reforçando a fiscalização das canetas emagrecedoras neste e deve assinar um memorando de entendimento com a autoridade sanitária do Paraguai para troca de informações.


