Anvisa recomenda que governo retire restrição a viajantes de países africanos

Restrição à seis países foi imposta em novembro, devido ao surgimento da Ômicron

Por Da Redação
Às

Anvisa recomenda que governo retire restrição a viajantes de países africanos

Foto: Agência Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou ao governo federal, nesta sexta-feira (07), que a portaria que restringe a entrada no Brasil de pessoas de seis países africanos seja derrubada. Os países com limitação são a África do Sul, Botsuana, Suazilândia (Essuatíni), Lesoto, Namíbia e Zimbábue.

A entrada das pessoas vindas destes países está proibida desde o dia 26 de novembro, após uma decisão tomada por outra recomendação da Anvisa para evitar que a variante ômicron da Covid-19 se espalhasse no Brasil.

No entanto, na nova recomendação, a agência reguladora leva em conta a situação epidemiológica no país, o avanço contínuo da vacinação contra a Covid-19, além das novas regras para a entrada no país e a taxa de propagação da Ômicron no mundo.

A Anvisa esclareceu que a variante já está presente em 110 países do mundo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Dessa forma, a revisão é justificada já que a Ômicron já ultrapassou as barreiras dos países em que foi inicialmente detectada.

A recomendação defende que sejam mantidas aos países as mesmas medidas que para outros viajantes internacionais, como a exigência de testes pré-embarque, preenchimento da Declaração de Saúde do Viajante (DSV), comprovante de vacinação contra a Covid-19 e quarentena ao desembarcar no país.

Atualmente, a variante representa 92,6% dos testes positivos para detecção da doença no Brasil.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário