Anvisa recomenda suspensão do desembarque de passageiros vindos de países africanos
Uma nova variante do coronavírus foi descoberta na África do Sul

Foto: Getty Images
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou nesta sexta-feira (26), em nota, que o governo brasileiro adote medidas de restrições para voos e viajantes vindos de parte da África, em decorrência da identificação de uma nova variante do coronavírus. Na nota, os países identificados são, especificamente, África do Sul, Botsuana, Eswatini, Lesoto, Namíbia e Zimbábue.
A cepa, identificada como B.1.1.529, está preocupando as autoridades sanitárias porque, no geral, já existem 50 mutações do vírus. "É uma variante que possui características mais agressivas e que, obviamente, requer das autoridades sanitárias mundiais medidas imediatas. É exatamente o que fizemos há poucos minutos. Já enviamos nossas notas técnicas para os ministérios da Casa Civil, Saúde, Infraestrutura e Justiça no sentido que voos vindos desses países, são países localizados no sul do continente africano, sejam temporariamente bloqueados, não venham para o Brasil", explicou o diretor da Anvisa, Antônio Barra Torres à GloboNews.
A Anvisa informa, contudo, que a efetivação das medidas sugeridas depende de portaria interministerial editada conjuntamente pela Casa Civil, pelo Ministério da Saúde, pelo Ministério da Infraestrutura e pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.