• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Ao menos três pessoas sofrem amputação nas pernas ou pés por hora no Brasil

Ao menos três pessoas sofrem amputação nas pernas ou pés por hora no Brasil

Levantamento aponta que diabetes é uma das principais causas

Por Da Redação
Ás

Ao menos três pessoas sofrem amputação nas pernas ou pés por hora no Brasil

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Segundo levantamento realizado pela Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), com base em dados do Ministério da Saúde, no período de 2012 a 2021, 245.811 brasileiros sofreram amputação de membros inferiores, envolvendo pernas ou pés.

O número configura uma média de 66 pacientes por dia, o que significa pelo menos três procedimentos realizados por hora.

O presidente da sociedade, Julio Cesar Peclat de Oliveira, afirmou à Agência Brasil que “o problema é que, quando a gente compara com os últimos anos, vemos que a situação vem piorando e, coincidentemente, com a pandemia de covid-19.”

Segundo ele, muitos pacientes perderam a continuidade do tratamento de doenças crônicas como, por exemplo, o diabetes, após a pandemia da Covid-19. A doença é uma das principais causas de amputação de membros inferiores.

“É uma doença crônica e o tratamento tem de ser crônico, ou seja, não pode ser descontinuado”, afirmou. Alé disso, o médico explica ainda que quando a pessoa diabética não faz tratamento adequado e usa medicamentos, “ela descompensa a doença e fica mais vulnerável aos riscos de, por exemplo, ter uma ferida no pé que vai infectar e gangrenar, evoluindo com perda desse membro”.

Peclat de Oliveira afirmou que cerca de 70% das amputações são motivadas por uma pequena ferida ou calo no pé, por isso a importância do autoexame. “De maneira geral, o recado é que devem fazer o autoexame dos pés, principalmente o paciente diabético”, disse.

“No mundo, uma em cada cinco pessoas não sabe que é portador dessa doença. A pandemia nos revelou isso. Muitos pacientes que chegam ao consultório ou aos serviços de urgência com complicações do diabetes só descobrem que a têm após o atendimento”, destacou.

Em 2020, quando a crise epidemiológica se instalou no Brasil, a média diária de amputações chegou a 75,64. Já em 2021, o número cresceu para 79,19/dia. Entre 2020 e 2021, em torno de 56.513 brasileiros foram submetidos ao processo de amputação ou desarticulação de membros inferiores, o que significa uma média mensal de procedimentos de 2.354, em plena crise sanitária. A média de 77,4 cirurgias por dia.

Por regiões, o levantamento mostra que entre 2012 e 2021, a região Sudeste respondeu por 42% de todas as amputações efetuadas no Brasil, somando 103.509 pessoas amputadas. Em seguida, aparece o Nordeste, com 80.124; o Sul, com 35.222; o Centro-Oeste (13.514); e o Norte (13.442).

“Os grandes centros têm maior demanda de pacientes e, talvez, unidades de saúde mais bem preparadas”, considera o presidente da SBACV.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário