Apenas 1,4% da população brasileira doa sangue regularmente, diz Ministério da Saúde
Hemocentros realizam, nesta sexta (25), Dia Nacional do Doador de Sangue, homenagens aos indivíduos que têm esse hábito

Foto: Reprodução/Agência Brasil
Um levantamento do Ministério da Saúde revelou que 14 em cada mil habitantes do Brasil doam sangue de forma regular nos hemocentros do Sistema Único de Saúde (SUS). O montante, apesar de ter apresentado uma elevação após o período mais crítico da pandemia, com diminuição de 10% no volume de coletas, está abaixo dos 2% necessários estabelecidos pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e dos 5% registrados em países da Europa.
Na tentativa de elevar o número de coleta no país, hemocentros de diversos estados realizam nesta sexta-feira (25), Dia Nacional do Doador de Sangue, homenagens aos indivíduos que têm esse hábito periódico. A celebração ocorre no mês de novembro devido à proximidade das férias, datas comemorativas de fim de ano e, em 2022, a Copa do Mundo, período que costuma registrar baixa nos estoques.
Para doar, as instituições alertam que é preciso ter entre 16 e 59 anos, pesar no mínimo 50kg, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. É importante lembra que não é necessário estar de jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes.