Apenas 13% dos brasileiros entendem o que é o Pix
O serviço será lançado no dia 16 de novembro

Foto: Reprodução
Apenas 13% dos brasileiros sabem o que é a nova tecnologia do Pix, segundo o levantamento realizado pelo O Globo. O levantamento feito no fim de setembro, aponta que apenas 37% das pessoas têm alguma ideia sobre o novo meio de pagamentos instantâneo. As informações são do portal Valor.
O estudo sugere que os bancos terão de melhorar a oferta e a experiência do cliente, pois alguns atributos que hoje pesam na escolha de onde abrir uma conta tendem a perder relevância com os pagamentos instantâneos. Pouco mais da metade (51% dos entrevistados) afirmou que paga tarifa de transferência ou pacote de serviços. Para 63%, a cobrança é elevada e, numa tentativa de evitá-la, 75% disseram que às vezes ou sempre passam ou pedem uma conta do mesmo banco na hora de fazer uma transferência. Transações entre a mesma instituição costumam ser isentas.
O serviço será lançado no dia 16 de novembro. Até a última quarta-feira (14), 33,8 milhões de chaves estavam cadastradas para usar o serviço. Cada usuário pode registrar mais de uma chave.
O Pix é um meio de pagamento eletrônico do Brasil lançado oficialmente no dia 5 de outubro de 2020.