Apenas 20% dos testes prometidos para covid foram aplicados até agora

A quantidade de exames do tipo PCR realizados por mês na rede pública está diminuindo

[Apenas 20% dos testes prometidos para covid foram aplicados até agora]

FOTO: Divulgação/ SESI

Desde setembro a quantidade de exames moleculares realizados por mês na rede pública está em queda. O PCR é adequado para fazer diagnóstico preciso da covid-19. A meta do Ministério da Saúde era testar 24,6 milhões de pessoas ainda em 2020, mas só será atingida em um ano e 10 meses, ou seja, por volta de agosto de 2022. 

No Brasil, até o fim de outubro, 5 milhões de exames do tipo PCR para Covid-19 haviam sido feitos nos laboratórios públicos, segundo dados do último boletim do Ministério da Saúde. A média diária de testes processados atingiu o pico em agosto, com 34,4 mil unidades, caindo para 31,4 mil em setembro e fechando outubro com 28,6 mil. 

Para o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Infectologia, Alberto Chebabo, fazer a testagem é a estratégia mais adequada. "O Brasil nunca teve uma estratégia de testagem em nível federal ou estadual, que alcance os sintomáticos leves e moderados e os contatantes, inclusive os assintomáticos, que são os que mais transmitem. É preciso investir nisso, com ou sem vacina, que também não é uma mágica, já que podemos levar meses ou anos para imunizar toda a população". 

Segundo o cientista de dados que integra a Rede Análise Covid-19, Isaac Schrarstzhaupt, a testagem “reativa”, realizada apenas nos doentes que procuram os serviços de saúde com sintomas, mina a capacidade de se antecipar para dar uma resposta efetiva à pandemia. " Se houvesse uma testagem eficiente e ampla, seria o contrário: os casos aumentariam sete dias ou mais antes das internações, por causa do tempo de sintomas e de piora"

Ao cruzar dados oficiais, Isacc conseguiu identificar um fenômeno que evidencia a insuficiência da testagem no Brasil: no dia 25 de setembro, Porto Alegre teve o primeiro registro de alta nas internações em leitos clínicos, em São Paulo, esse número foi atingido em 15 de outubro, e só foi possível ver a escalada na notificação dos casos no dia 13 de outubro na capital gaúcha e em 20 de outubro na capital paulista.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!