Aplicação de reforço da Pfizer protege até 75% contra casos sintomáticos da Ômicron

Eficácia das vacinas pode diminuir após alguns meses

[Aplicação de reforço da Pfizer protege até 75% contra casos sintomáticos da Ômicron]

FOTO: Reprodução/Banco de Imagens

Segundo uma pesquisa da Agência de Segurança de Saúde do Reino Unido, publicada nesta sexta-feira (10), a aplicação da dose de reforço do imunizante da Pfizer/BioNTech pode gerar uma proteção de 70 a 75% em casos sintomáticos da nova variante, Ômicron. 

Além disso, a agência reforça a importância da aplicação do reforço. De acordo com estudos publicados, a eficácia das vacinas contra a Covid-19 podem decair após um período de tempo. 

"Estas estimativas iniciais deveriam ser tratadas com cautela, mas indicam que, alguns meses após a segunda dose da vacina, existe um risco maior de contrair a variante ômicron em comparação com a linhagem delta", afirmou a chefe de imunização da Agência, Mary Ramsay.

"Os dados levam a crer que este risco é consideravelmente reduzido após uma vacina de reforço, então peço a todos que recebam seu reforço quando estiverem habilitados", completou.

No estudo, foram analisadas as reações de 581 pessoas que se infectaram com a variante ômicron e já haviam completado o esquema vacinal - com duas doses - com os imunizantes Pfizer e AstraZeneca. 

Além disso, os resultados apontam que a proteção gerada no caso da variante Delta, em comparação com a Ômicron, é diferente. No caso da última, o número é menor. 

Na variante Delta, a eficácia da dose de reforço eleva a proteção para 90%.

Já após uma dose de reforço da Pfizer, a proteção em casos sintomáticos da Ômicron subiu para 70% em pessoas imunizadas inicialmente com a AstraZeneca e para 75%, para os que receberam a própria Pfizer.

“Embora duas doses da vacina ainda possam oferecer proteção contra forma grave causada pela cepa ômicron, a partir desses dados preliminares está claro que a proteção é melhorada com uma terceira dose”,  reconheceu Albert Bourla, presidente e CEO da Pfizer.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!