Aplicativo vai monitorar doenças em lavouras da região Oeste da Bahia
Ferramenta auxiliará tomada de decisão e trará economia para os produtores locais

Foto: Reprodução/ Abapa
Uma parceria entre a Embrapa e a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) vai permitir o desenvolvimento de um aplicativo e de um sistema de informações geográficas na web que irá mostrar no mapa e em gráficos o quão favorável ou não um ambiente está para a proliferação de doenças nas lavouras.
Inicialmente, o monitoramento será aplicado na região Oeste da Bahia. A ferramenta vai permitir que agricultores tenham informação para decidir quando e quanto investir em medidas para o combate do problema, como a aplicação de defensivos agrícolas.
O projeto, liderado pela Embrapa Territorial (SP), tem duração prevista de dois anos e foi recém aprovado pelo Instituto Brasileiro do Algodão (IBA). Além de ser aplicado para combater as duas doenças que afetam as culturas locais - a ferrugem da soja e a mancha da ramulária do algodão -, a iniciativa também contempla o acompanhamento do balanço hídrico da região.
Para o presidente da Abapa, Júlio Cézar Busato, o monitoramento vai trazer economia para o produtor, pois caso as condições não sejam favoráveis para o desenvolvimento do fungo e, consequentemente, da doença, os defensivos agrícolas não serão aplicados.
Já a pesquisadora da Embrapa Soja, Cláudia Vieira Godoy, da coordenação do Consórcio, acredita que a ferramenta interligará as redes de estações, o que vai auxiliar o agricultor na tomada de decisões e na geração de mapas de favorabilidade para a região, a partir de dados locais.