Após 11 anos, motor e.TorQ da Fiat saíra de linha em 2022
Propulsor equipou linha Palio e atualmente serve na linha Renegade da Jeep além da Toro
O ano de 2022 já se aproxima e com ele novidades importantes no grupo Stellantis, que reúne Jeep, Fiat além de Peugeot e Citroën. No caso da Fiat, com a entrada em vigor das novas regras de emissões de poluentes e ruídos no ano quem, a sétima fase do Proconve 7 decretará o fim do motor e-torQ que hoje equipa versões do Argo e Cronos além do Renegade e da pick-up Toro.
No caso dos motores, as leis do Proconve 7, acabarão com o longevo e-torQ, que foi apresentado em 2010 em substituição aos propulsores de origem GM que a Fiat utilizava. A linha de motores foi comercializada com 1.6 e 1.8 litro, que pode ser encontrados até hoje e inicialmente estrearam na Palio Wekeend e depois na Strada mas também foram usados em versões mais equipadas do Palio e do Punto.
Importante lembrar que o Grupo Stellantis já lançou os novos motores 1.3 turbo e já anunciou a chegada do 1.0 turbo, que fará sua estreia no mini-SUV Pulse, que será lançado nos próximos meses. A novidade equipará todos os modelos que usam o atual 1.8l e-torQ.
Grand Siena deve dar adeus
Com as mudanças o Grand Siena será mais um modelo a sair de linha. O sedã foi apresentado em 2012 e foi o último modelo a utilizar a plataforma do Palio de segunda geração. Atualmente ele é comercializado com opções de motores 1.0 ou 1.4 flex, custando a partir de R$ 63.490. Com o motor 1.8 (em questão), o sedã da Fiat é o último carro oferecido no Brasil com o opcional de preparação para utilização do Gás Natural Veicular (GNV).
Cronos de entrada?
Com a saída do Fiat Grand Siena do mercado, a Fiat se mexe para ocupar a lacuna que o sedã deixará. Com isso, é possível que no próximo ano seja lançado um Fiat Cronos com motor 1.0 Firefly.
Atualmente a versão mais barata do Cronos é a 1.3 Firefly que está custando R$ 74.490.