Após 8 semanas de alta, farmácias registram queda de 21% nos testes positivos de Covid-19
Os dados foram divulgados pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma)

Foto: Reprodução/Freepik
Depois de oito semanas de alta, as farmácias brasileiras registraram uma queda de 21% nos testes positivos para Covid-19. De acordo com os dados da Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), entre os dias 5 e 11 de dezembro, foram 31.972 novos diagnósticos nas unidades, contra 40.631 casos 14 dias antes.
Na primeira semana de dezembro, as drogarias haviam indicado uma desaceleração no crescimento da doença depois de registrar 41.848 testes positivos. Agora, as unidades dão o primeiro sinal de que a nova onda da Covid-19 entrou em trajetória de queda.
Apesar dos dados divulgados pela Abrafarma, os números oficiais do país reportados pelas secretarias estaduais de Saúde, e reunidos pelo consórcio de veículos de imprensa, ainda não mostram a queda observada.
Um levantamento, que acrescenta resultados em laboratórios privados e feitos da rede pública, aponta que as médias móveis de casos e óbitos pela Covid-19 tiveram alta de 33% e 30%, respectivamente, nesta segunda-feira, em comparação com os números de 14 dias atrás.
As informações das farmácias e drogarias são referentes a mais de 8,9 mil unidades de todos os estados brasileiros, parte das 26 maiores redes do país, reunidas pela Abrafarma.


