• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Após ação de coleta, Sema faz diagnóstico dos resíduos sólidos de praias de Salvador

Após ação de coleta, Sema faz diagnóstico dos resíduos sólidos de praias de Salvador

Estratégia visa criar resoluções para a poluição nas praias da capital

Por Da Redação
Ás

Após ação de coleta, Sema faz diagnóstico dos resíduos sólidos de praias de Salvador

Foto: Divulgação/Sema

Após ação de coleta de resíduos em praias de Salvador, nesta quarta-feira (08), a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) vai realizar um diagnóstico, com o perfil dos usuários e empreendedores, a fim de produzir soluções para o problema.

A ação de coleta aconteceu em parceria com a ONG Rede Viva Mar Vivo, em três praias de Salvador: Cantagalo, Amaralina e Jaguaribe. Agora, serão produzidas resolução de conflitos e ações para a melhoria da situação.

O superintendente de Políticas e Planejamento Ambiental da Sema, Tiago Porto, apontou que foram coletados de 2 a 3 mil materiais em cada uma das ações, formando uma média de cinco itens por metro quadrado.

"Se projetarmos essa média por toda extensão das praias da capital baiana, isso é um volume imenso. Com a finalização do diagnóstico iremos dialogar com parceiros, cooperativas de materiais reciclagens, o setor privado, a prefeitura de Salvador, para pensarmos numa solução integrada”, disse.

Além disso, ele afirma que “o diagnóstico final será elaborado a partir da coleta dos resíduos nas praias, separação e identificação dos materiais por categoria. Após essa etapa, analisaremos a pesquisa realizada com os frequentadores da praia e empreendedores locais, para entender o ciclo dos resíduos nas praias e possíveis indicações de melhorias. Vale destacar que essa ação faz parte de um conjunto de projetos da Sema relacionados ao gerenciamento costeiro do estado”.

O plástico, principal material coletado, tem uma degradação extremamente lenta, se fragmentando em pequenas partículas plásticas (microplásticos) ao cair no oceano. Assim, o material acaba indo para a cadeia alimentar de animais marinhos, causando a morte deles e interferindo no ciclo reprodutivo de muitas espécies.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário