Após acordo com Austrália, Facebook anuncia fim do bloqueio da paginas jornalísticas nos próximos dias

Na última quinta-feira (18), rede social removeu links de veículos de mídia australianos da rede social

[Após acordo com Austrália, Facebook anuncia fim do bloqueio da paginas jornalísticas nos próximos dias ]

FOTO: Reprodução/Tecnoblog

Após dias de negociações com o governo da Austrália, o Facebook anunciou nesta terça-feira (23) que vai suspender nos próximos dias o bloqueio das páginas jornalísticas, depois que o governo aceitou fazer emendas à lei que pretende obrigar as plataformas a pagar aos meios de comunicação por seus conteúdos. Depois de dizer que não mudaria nada do código, a Austrália cedeu em alguns pontos. 

O principal, que fez a negociação avançar, foi o fim da mediação mandatória entre as gigantes da tecnologia e agências de notícias caso não seja atingido um acordo sobre valores. Ficou acertado que Facebook e Google não serão penalizados desde que combinem parcerias com os grupos de imprensa em troca do uso de seus conteúdos.

Outro ponto foi dar um período de mediação de dois meses antes que um negociador nomeado pelo governo intervenha. A arbitragem fica como "um último recurso", quando tanto o publisher quanto a plataforma apresentam suas propostas a um mediador independente, que escolhe uma.

Na última quinta-feira (18), o Facebook provocou um "apagão" de notícias ao retirar links de veículos de mídia australianos da rede social. A atitude provocou revolta generalizada e além de deixar milhares de pessoas sem jornalismo de qualidade no feed, derrubou sites governamentais com serviços de saúde, meteorologia e bombeiros.


Comentários