Após DEM, PSDB decide se manter neutro em eleição para a presidência da Câmara

Mudança de posição do partido aumenta debandada de bloco de Baleia Rossi

[Após DEM, PSDB decide se manter neutro em eleição para a presidência da Câmara ]

FOTO: Reprodução/Senado Federal

O PSDB decidiu deixar o bloco de apoio a Baleia Rossi (MDB-SP) na disputa pelo comando da Câmara dos Deputados e adotar uma posição de "neutralidade", a exemplo do que o Democratas (DEM) já havia feito neste domingo (31). A mudança representa mais um revés ao emedebista, que assiste a uma debandada de aliados na véspera da eleição na Casa, nesta segunda-feira (1º). A saída das duas siglas do bloco de Baleia é resultado da ofensiva do Palácio do Planalto em favor de Arthur Lira (Progressistas-AL), líder do Centrão e nome apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para comandar a Casa nos próximos dois anos. 

Assim como no DEM, deputados pró-Lira no PSDB formam maioria na bancada. Por isso, poderiam forçar o partido a também entrar no bloco do candidato governista. Os tucanos, porém, querem evitar essa adesão. E o caminho decidido é não compor nenhum bloco. A pressão contra apoiar Lira formalmente inclui nomes como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e o ex-senador e ex-deputado José Aníbal. 

O governador de São Paulo, João Doria, rival de Bolsonaro, também acompanha as decisões e pressiona pelo voto em Baleia, Já reconheceu reservadamente que o partido não fará parte do bloco de Baleia. Apoiador do emedebista, Doria pretende falar publicamente sobre a decisão do partido e a possibilidade de impeachment de Bolsonaro ainda na tarde de hoje, quando concede entrevista coletiva à imprensa.

Antes, a bancada federal se reúne a partir das 11h para anunciar o posicionamento, mas a liberação do voto já foi comunicada aos parlamentares previamente. Ainda assim, nomes favoráveis a Baleia dizem que será evitado um “mal maior”. Eles trabalham para segurar a adesão a Lira e já admitem que vão perder a eleição com Baleia. Segundo um dirigente tucano, no mapa dos 31 votos da bancada apenas 13 estão comprometidos com Baleia.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

[‘Polícia é segurança pública, mas segurança pública não é só polícia’, diz secretário Marcelo Werner]

Ele defende a atuação na Segurança Pública de forma integrada e celebra a atuação outros atores nesse setor

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!