Após denúncia, MP-BA vai apurar processo de limpeza na região do Pela Porco, em Salvador

Vídeo que circula nas redes sociais mostra um caminhão da Limpurb e uma van da prefeitura removendo os pertences das pessoas em situação de rua

[Após denúncia, MP-BA vai apurar processo de limpeza na região do Pela Porco, em Salvador]

FOTO: Reprodução/ MPBA

Após uma denúncia do Movimento Nacional da População de Rua, sessão Bahia, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) instaurou um procedimento administrativo para investigar o processo de limpeza realizado na última quinta-feira (13) na região do Pela Porco, pela Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre) e pela Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb).

A denúncia foi contra uma ação da prefeitura, na Avenida Sete Portas. Em um vídeo que circula nas redes sociais é possível ver um caminhão da Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb) e uma van da prefeitura removendo os pertences das pessoas em situação de rua. 

Em nota enviada ao Metro1, a prefeitura disse que fazia o acolhimento de moradores em situação de rua no Pela Porco. "A equipe do Serviço Especializado de Abordagem Social da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) percorre diariamente os territórios da cidade, oferecendo acolhimento para a população em situação de rua e os mais diversos serviços para a população em vulnerabilidade social". 
Ainda segundo a nota, o caminhão, cedido pela Limpurb, deu suporte à ação realizada, transportando os resíduos sólidos e retirando materiais das ruas, após autorização dos assistidos.

Em um outro vídeo que circula nas redes sociais, um servidor da prefeitura pergunta para as pessoas em situação de rua do local se são maltratadas pelos agentes e um dos assistidos, confirmando a autorização diz: "Vocês pegam pedindo". 

Apesar disso, o servidor deixa claro que a operação feita era de limpeza. "É por isso que é feita a limpeza e a organização em parceria com a Limpurb, porque eles têm consciência do excesso de coisas desnecessárias a estar no local, sendo assim, fazemos um trabalho em conjunto com eles, onde eles mesmo nos concedem aquilo que não querem".  


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!