Após duas deflações, IPCA volta a subir em junho

Resultado é fundamental para as análises do BC sobre as taxas de juros

[Após duas deflações, IPCA volta a subir em junho]

FOTO: Reprodução/Internet

Depois de duas deflações seguidas, o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Ampla, índice oficial de inflação do país) voltou a subir e fechou junho em 0,26%, de acordo com os dados divulgados nesta sexta-feira (10), pelo IBGE.

Em abril, o índice havia recuado 0,31% e, em maio, 0,38%, por conta dos efeitos da paralisia na economia provocada pela pandemia do coronavírus. O resultado de junho foi puxado pelos combustíveis, que subiram 3,37%. O resultado ficou abaixo da mediana das estimativas, calculada em 0,30%, e dentro do intervalo das previsões, de 0,24% a 0,38%.

A taxa acumulada pela inflação no ano ficou em 0,10%. Em 12 meses, o resultado foi alta de 2,13%, abaixo da mediana das expectativas dos analistas (2,10% a 2,25%, com mediana de 2,17%). O resultado da inflação é fundamental para as análises do Banco Central sobre o comportamento da taxa de juros.

Esta semana, o presidente do BC, Roberto Campos Neto, disse ser preciso avaliar impacto da retomada da economia nos preços para que a autoridade monetária decida sobre mais um corte residual de juros, hoje na faixa dos 2,25% ao ano.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!