• Home/
  • Notícias/
  • Economia/
  • Após impacto de liquidações, MP junto ao TCU pede a Haddad revisão de critérios do FGC

Após impacto de liquidações, MP junto ao TCU pede a Haddad revisão de critérios do FGC

Casos ligados ao Banco Master já elevam custo do fundo para cerca de R$ 51,8 bilhões

Por Da Redação
Às

Após impacto de liquidações, MP junto ao TCU pede a Haddad revisão de critérios do FGC

Foto: Agência Brasil/Fabio Rodrigues

O Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) enviou ofício ao ministro da Fazenda, Fernando Haddad, solicitando a revisão dos critérios de gestão e utilização do Fundo Garantidor de Créditos (FGC).

No documento, o órgão pede que o ministro avalie a possibilidade de encaminhar ao Conselho Monetário Nacional (CMN) uma recomendação para alterar o modelo atual, com o objetivo de reforçar a segurança, a transparência e a eficiência na administração do fundo.

“A revisão do critério atual é essencial para assegurar que o FGC cumpra sua finalidade de forma eficiente e transparente, prevenindo novas irregularidades e fortalecendo a confiança dos agentes econômicos e da sociedade no sistema financeiro nacional”, afirma o ofício.

Em janeiro, o CMN aprovou mudanças no estatuto e no regulamento do FGC. O colegiado é composto pelo Ministério da Fazenda, Banco Central e Ministério do Planejamento. 

A discussão ocorre em meio aos desdobramentos do caso Master. Com a liquidação do Banco Pleno na última quarta-feira (18), subiu para oito o número de instituições ligadas ao grupo que entraram em regime de liquidação extrajudicial. O custo estimado para o fundo já chega a cerca de R$ 51,8 bilhões.

LEIA TAMBÉM:

Banco Central decreta liquidação extrajudicial do Will Bank

Lula se reuniu com Daniel Vorcaro antes da liquidação do Banco Master, afirma site

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário