Após mortes de maricatas, Prefeitura de Ilhéus elabora plano para readaptação das aves na área urbana
Segundo o órgão, as aves serão realocadas para um novo habitat

Foto: Reprodução
Após moradores divulgarem a morte de diversas aves da espécie 'maricata', a Prefeitura de Ilhéus informou que irá elaborar um plano de ação para a readaptação das aves na área da Avenida Soares Lopes, na orla do município. A morte das aves se deu após o corte de amendoeiras existentes no canteiro central da Avenida.
Segundo a prefeitura, dentre as ações elaboradas está prevista a remoção e readequação das aves para um novo habitat, além do plantio de mudas de amendoeiras próprias para a zona urbana e com altura mínima de um metro e meio. [confira a decisão da prefeitura na íntegra]
Para a derrubada das amendoeiras, o órgão justificou que a retirada das árvores atendeu aos requisitos ambientais e foi feito conforme o processo de licenciamento para a realização do sistema viário da ponte Jorge Amado, inaugurado no último dia 1. Além disso, a prefeitura também disse que as árvores provocaram uma danificação na rede de drenagem do local e afetaram a rede de esgoto e estrutura das calçadas.
A prefeitura também informou que a substituição das novas árvores será feita de forma gradual, após aprovação do plano de ação pelo Ministério Público do estado (MP-BA).


