Após polêmica envolvendo comentário gordofóbico, diretor artístico das Olímpiadas renuncia ao cargo
Hiroshi Sasaki foi duramente criticado por ideia envolvendo uma atriz e comediante japonesa

Foto: Reprodução/Getty Images
O diretor-executivo de criação dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio, Hiroshi Sasaki pediu para deixar o cargo nesta quarta-feira (manhã de quinta no Japão), após sofrer críticas por conta de comentários gorodofóbicos. De acordo com a revista Shukan Bunshun, o responsável pelas aberturas de abertura e encerramento das propôs a alguns membros da equipe uma ideia envolvendo a artista Naomi Watanabe.
Watanabe é tida como um ícone da moda no Japão e no exterior, e desceria do céu fantasiada de porco na abertura olímpica. Sasaki fez um jogo de palavras com a palavra "olímpico", transformando-a em "Olympig". "Houve uma expressão muito inadequada em minhas ideias e comentários. Peço desculpas sinceramente a ela e às pessoas que se sentiram desconfortáveis ??com tal conteúdo", se desculpou Sasaki.
Sasaki, figura conhecida na indústria de publicidade, foi inicialmente indicado para supervisionar as cerimônias paralímpicas de 2020, mas foi nomeado diretor-executivo de criação dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos no final do ano passado, substituindo o aclamado ator Kyogen Nomura Mansai.
A saída de Sasaki se soma a um outro escândalo envolvendo o comitê organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos que abalou o país no mês passado. Na ocasião, a polêmica foi causada por declarações sexistas feitas por Yoshiro Mori, que chefiava todo o evento e acabou renunciando também, ainda em fevereiro.