Após quatro meses viajando pelo Brasil, refugiados aguardam transferência em Itabuna

Prefeitura local já acionou órgãos competentes

[Após quatro meses viajando pelo Brasil, refugiados aguardam transferência em Itabuna]

FOTO: Reprodução/Instagram

Cerca de 38 imigrantes venezuelanos estão acolhidos na cidade de Itabuna, no sul da Bahia, desde o último domingo (11). Em entrevista ao Farol da Bahia, a assessora de comunicação da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza, Mariana Benedito, disse que o grupo foi levado na última segunda-feira (12), para o Centro Pop, local que acolhe pessoas em situação de rua sob gestão da pasta, mas que já foram transferidos para a escola Tereza Cristina Ribeiro Estrela, no bairro João Soares, onde estão até hoje. Segundo ela, até o momento, a pasta espera um posicionamento dos órgãos federais para que o município tenha informações sobre como deve proceder com o grupo.

“Eles chegaram aqui na cidade e tiveram todo o acolhimento humanitário pela secretaria municipal. O grupo foi levado para o Centro Pop, onde tomaram banho e foram alimentados. Nós já entramos em contato com órgãos federais, como o Ministério da Cidadania e Polícia Federal, para poder garantir os recursos legais a esses refugiados. Estamos aguardando o posicionamento desses órgãos para dar as orientações cabíveis para que esses venezuelanos sejam encaminhados”, disse.  

De acordo com a pasta, os venezuelanos viajaram por cerca de quatro meses, passando por diversas cidades do Brasil. Entre o grupo estão 23 crianças e 17 adultos. Devido a pandemia da Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, a secretária responsável pela pasta, Andréa Castro, informou que o grupo foi submetido ao teste rápido da Covid -19, imediatamente, por meio da Secretaria Municipal de Saúde. Três refugiados tiveram resultado positivo e já estão em isolamento.

A assessora da pasta reforçou ainda que a Prefeitura de Itabuna está prestando toda assistência humanitária cabível a esses refugiados, mas que precisa da ajuda de outros órgãos para saber como conduzir a situação.

A Venezuela vive uma crise socioeconômica e política há sete anos, e passa pela maior recessão da história. Essa situação faz com que muitos venezuelanos deixem o país em busca de um refúgio na tentativa de conseguir uma vida melhor. Uma portaria do Ministério da Justiça e Segurança Pública, do mês passado, diz que o imigrante pode pedir autorização de residência por até dois anos no Brasil, como possibilidade de renovação. Até o fechamento desta matéria, os órgãos federais não entraram em contato com a prefeitura de Itabuna.
 


Comentários