Após regulação do BC, taxa de juro do cheque especial sofre queda e chega a 7,2% em fevereiro

Em contrapartida, os juros do cartão de crédito subiu

[Após regulação do BC, taxa de juro do cheque especial sofre queda e chega a 7,2% em fevereiro]

FOTO: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

De acordo com balanço divulgado nesta sexta-feira (27) pelo Banco Central, a taxa de juros do cheque especial registrou nova queda em fevereiro chegando a 130% ao ano (7,2% ao mês), segundo mês em que começou a valer medida do BC para limitar a taxa do cheque especial. No mês, em relação a janeiro, houve queda de 11 pontos percentuais e em 12 meses, de 135,6 pontos percentuais.

A entidade determinou que os bancos não poderão cobrar taxas superiores a 8% ao mês, o equivalente a 151,8% ao ano. Em contrapartida, as instituições financeiras foram autorizadas a cobrar, a partir de 1º de junho, tarifa dos atuais correntistas com limite do cheque especial superior a R$ 500 por mês.

Revisão de metodologia

O BC modificou a metodologia de cálculo dos juros do cheque especial. Agora os bancos devem informar ao BC quanto efetivamente foi cobrado de juros, considerando os clientes que têm o benefício de um período de isenção ou redução de juros, geralmente por 10 dias no mês.

Cartão de crédito

Os juros do rotativo do cartão de crédito registraram alta em fevereiro, chegando a 322,6% ao ano, no mês passado, elevação de 5,9 pontos percentuais em relação a fevereiro. Essa taxa é a média formada com base nos dados de consumidores adimplentes e inadimplentes.

No caso do cliente adimplente, que paga pelo menos o valor mínimo da fatura do cartão em dia, a taxa chegou a 291,9 % ao ano em fevereiro, aumento de 1,8 ponto percentual em relação a janeiro. No caso da taxa cobrada dos clientes que não pagaram ou atrasaram o pagamento mínimo da fatura (rotativo não regular) os juros caíram 9,5 pontos percentuais, indo para 342,4% ao ano.

 


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!