Após Reunião com Guedes, Bolsonaro diz que pode zerar impostos federais para reduzir preço do diesel

Para Bolsonaro o preço do diesel nas refinarias é "razoável"

[Após Reunião com Guedes, Bolsonaro diz que pode zerar impostos federais para reduzir preço do diesel]

FOTO: Reprodução/ PR

Nesta quarta-feira (27), o presidente Jair Bolsonaro se reuniu com o Ministro da Economia, Paulo Guedes, e afirmou durante entrevista está disposto a zerar os impostos federais para reduzir o preço do diesel, mas gostaria que a medida viesse acompanhada de redução nas alíquotas de ICMS pelos governos estaduais.

Bolsonaro disse ainda que o monopólio em parte da cadeia de distribuição do combustível também é responsável pelo atual patamar de preços. "Para cada centavo do preço do diesel que queremos reduzir, no caso do PIS/Cofins, equivale buscarmos de algum outro local R$ 800 milhões".

Para Bolsonaro o preço do diesel nas refinarias é "razoável". Segundo ele, o problema é que até chegar nas bombas incide a alíquota de ICMS, a margem de lucro de empresários e das transportadoras. "Tem muito monopólio no meio disso, estamos buscando alternativas, mas não é fácil. Estamos buscando uma maneira de não ter mais este reajuste. Os impostos federais, eu sempre disse, eu estou pronto para zerar, a gente vai para o sacrifício, mas gostaria que o ICMS acompanhasse. Eu não interfiro na Petrobras, deixar bem claro. Petrobras continua com a sua política de preços. Agora, nós temos atualmente [que reduzir] 0,33 centavos o litro."

O presidente também fez um apelo para que não haja paralisação dos caminhoneiros. "Reconhecemos o valor dos caminhoneiros para a economia do Brasil, apelamos para que eles não façam greve porque todos nós vamos perder. [Vai] causar um transtorno, estamos vivendo época de pandemia."

Bolsonaro se reuniu também com representantes do setor de bares e restaurantes, que reclamam da restrição de horário de funcionamento em alguns locais, como São Paulo e Belo Horizonte. Vale lembrar que, o presidente é contrário às medidas adotadas por governadores e prefeitos.


Comentários

Relacionadas

Veja Também

Fique Informado!!

Deixe seu email para receber as últimas notícia do dia!